Arquidiocese de Aracaju emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco

Dom Josafá Menezes junto ao Papa Francisco em 29 de junho 2024, no Vaticano ao receber o Pálio. (Foto: Arquivo/ASCOM)

O Arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva, divulgou nesta segunda-feira, 21, uma nota lamentando a morte do papa Francisco.

Na mensagem, dirigida ao clero e aos fiéis leigos da Arquidiocese, ele afirma ter recebido com pesar, mas também com esperança, a notícia da “páscoa do Santo Padre”.

Em sinal de luto e comunhão com a Igreja em todo o mundo, o arcebispo solicitou que os sinos das igrejas da arquidiocese repiquem ao meio-dia, no horário de Brasília. Ele também convidou os fiéis a participarem da missa em sufrágio do pontífice, marcada para as 16h30, na Catedral Metropolitana de Aracaju. A orientação é que os ministros ordenados utilizem paramentos na cor roxa, símbolo litúrgico do luto.

Confira a nota:


"Caríssimos Clero e fiéis leigos da Arquidiocese de Aracaju, com o coração pesaroso, porém repleto de esperança, recebi a notícia da páscoa do Santo Padre, o Papa Francisco. Como Pastor da Igreja particular de Aracaju, desejando, juntamente com os nossos fiéis, acompanhar, com as nossas orações, o Pontífice, unindo-nos à Igreja em toda terra, solicito que, ao meio-dia (horário de Brasília), os sinos das igrejas sejam repicados. Também convido a todos para, na Catedral Metropolitana, logo mais, às 16h30, celebremos juntos a Santa Missa em sufrágio do Sucessor de Pedro. Aos ministros ordenados, oriento que a cor litúrgica dos paramentos será roxa. Neste dia tão bonito, chamado “Segunda-feira do Anjo” pela tradição da Divina Liturgia, em que o fulgor da Páscoa do Ressuscitado também abraça o mui caro Papa Francisco, não deixemos de oferecer ao Senhor as nossas preces e boas obras pelo descanso eterno daquele que, por doze anos, foi o Vigário de Cristo.Com vivos sentimentos de afeição, Dom Josafá Menezes da Silva - Arcebispo Metropolitano de Aracaju."


A data da morte do papa coincide com a chamada “Segunda-feira do Anjo”, celebrada na tradição litúrgica como extensão do tempo pascal. O arcebispo destacou esse simbolismo ao afirmar que “o fulgor da Páscoa do Ressuscitado também abraça o mui caro Papa Francisco”.

Francisco liderou a Igreja Católica por doze anos, sendo o primeiro pontífice da América Latina. Ao encerrar a nota, Dom Josafá exortou os fiéis a oferecerem orações e boas obras pelo descanso eterno daquele que, segundo ele, exerceu com dedicação o papel de Vigário de Cristo.



Informações da Arquidiocese de Aracaju

Foto: Arquivo/ASCOM


Por Redação - Expresso 79

As notícias de Sergipe, do Brasil e do mundo na palma da mão!

0 comentários :

Postar um comentário