No dia 1º de agosto, a Praça São Francisco celebra 15 anos desde que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para comemorar essa conquista que coloca a Cidade Mãe de Sergipe sob a atenção mundial como referência de cultura e história, a Prefeitura de São Cristóvão preparou uma programação especial, com destaque para uma edição comemorativa do projeto Cidade Seresta e a exposição “Por vir é agora: 15 anos de Chancela da Praça São Francisco”. A noite cultural também contará com a reinauguração do Museu Histórico de Sergipe, promovida pelo Governo do Estado.
A programação terá início com a exposição “Por vir é agora: 15 anos de Chancela da Praça São Francisco”, que será realizada no Iphan, às 15h. A mostra, promovida por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), apresenta vídeos e fotografias que retratam a história da praça como espaço de celebrações, procissões e expressões culturais que conectam diferentes gerações.
Em seguida, às 19h, o Museu Histórico de Sergipe será reinaugurado após um processo de restauração realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). Neste momento, a Prefeitura também realizará uma entrega de homenagens a personalidades importantes para o mantimento da cultura ao entorno do patrimônio. Como parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça São Francisco, o local, que é a instituição museal mais antiga do estado, faz parte do espaço tombado.
Finalizando a noite em clima de festa, a partir das 20h o projeto Cidade Seresta apresentará artistas nacionais e sergipanas para colocar todo o público da praça para dançar e se divertir, ao som de Odair José, Lene Hall e Tatah Santana. Reintegrado ao Calendário Turístico e Cultural de São Cristóvão neste ano, o projeto tem sido realizado de forma trimestral, com a proposta de valorizar e manter viva a tradição das serestas no município. A ação também é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fumctur, em parceria com a Funcap.
Informações da prefeitura
Foto: Ascom
0 comentários :
Postar um comentário