Uma obra bastante aguardada pela população sergipana começa a sair do papel, e com a voz do povo sendo parte fundamental do processo. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), realizará as audiências públicas do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) da segunda ponte que ligará Aracaju ao município da Barra dos Coqueiros.
Marcadas para os dias 29 de agosto, às 17h, no Nammos Beach, na Praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros, e 1º de setembro, às 17h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, as audiências têm como objetivo apresentar os estudos técnicos sobre os impactos ambientais da obra e, principalmente, garantir espaço para que a sociedade manifeste opiniões, tire dúvidas e apresente sugestões.
A nova ponte é considerada uma das obras mais estratégicas para Sergipe. Além de desafogar o trânsito sobre a atual estrutura, a ligação promete impulsionar o desenvolvimento econômico da região metropolitana, ampliar o acesso a serviços essenciais e atrair novos investimentos.
Para o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, o caráter participativo das audiências reforça o compromisso do governo com a transparência e o diálogo social. “Esses encontros são momentos fundamentais para que a sociedade conheça em detalhes os impactos e benefícios desta grande obra, tire suas dúvidas e contribua com sugestões. Queremos que a população esteja presente porque esta ponte não é apenas um investimento em mobilidade, mas também em desenvolvimento e qualidade de vida para todos os sergipanos”, ressalta.
Mais fluidez
Na Barra dos Coqueiros, o clima é de expectativa. A fotógrafa Vanessa Oliveira Santos, que cruza diariamente a atual ponte para trabalhar em Aracaju, traduz esse sentimento. “Muitas vezes perco tempo no congestionamento. Com uma segunda ponte, tudo vai fluir melhor. O que me deixa ainda mais feliz é ver que o governo está abrindo espaço para a gente falar e estar entendendo melhor como isso vai ser resolvido. Isso mostra respeito com o povo. Acho que é importante para todo mundo estar presente”, opina
A youtuber Yasmim da Silva Neves também vê na obra a resposta para um problema cotidiano e parabeniza a iniciativa da realização das audiências públicas. “A cidade cresceu muito e a atual ponte já não suporta o trânsito intenso do dia a dia. É muito fluxo. Essa nova ligação vai trazer mais mobilidade e melhorar a vida de quem precisa ir e vir todos os dias. Com certeza é um sonho. Não vejo a hora de essa ponte estar pronta. E saber que o Governo do Estado está nos chamando para participar e opinar dá mais confiança no processo”, avalia.
O empreendedor, psicólogo e funcionário público aposentado José Augusto de Oliveira, morador do Povoado Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, acredita que a construção de um novo acesso à região terá efeito direto na economia. “A nova ponte vai ser um marco para Sergipe. Vai valorizar imóveis e estimular o turismo. É importante que tudo seja feito de forma responsável, respeitando o meio ambiente, e o EIA-Rima traz justamente essa visão técnica e transparente. Como cidadão, eu me sinto satisfeito de poder acompanhar de perto”, afirma.
Escuta e transparência
Em Aracaju, a expectativa também é positiva. O comerciante Djalma Vitor Monteiro Júnior, morador do bairro Coroa do Meio, elogiou a forma como todo o processo vem sendo conduzido pelo Governo do Estado. “Acho que o mais importante é a transparência. E, quando se fala em audiência pública, mostra que tá transparente com o povo. Assim toda a população vai ter ciência de como e pra que está sendo feito. A nossa capital vai ganhar muito com essa obra. Uma nova ligação com a Barra significa facilitar o acesso às praias, aos restaurantes e às pousadas da região, o que vai atrair mais visitantes e movimentar a economia local e regional”, afirmou.
O EIA-Rima, já disponível para consulta no site da Adema (https://adema.se.gov.br/eia-rima/), apresenta de forma detalhada os impactos e medidas necessárias para garantir o equilíbrio entre o avanço da infraestrutura e a preservação ambiental.
Informações da Agência Sergipe de Notícias
Foto: Ascom
0 comentários :
Postar um comentário